Luanda - O cineasta e realizador Abel Couto vai ser homenageado na 5ª edição do Festival Internacional de curta-metragem da Kianda (FESC-KIANDA), a decorrer de 18 a 26 do corrente mês, nem Luanda.
A informação foi avançada hoje, quinta-feira, pelo director do FESC-KIANDA, Vânio de Almeida, durante uma conferência de imprensa, tendo referido que serão exibidas 36 curtas-metragens que retratam diversos assuntos da realidade do país.
De acordo com o responsável, a homenagem deve-se a sua trajectória em prol da sétima arte e da televisão angolana.
O evento, a decorrer no Instituto Guimarães Rosa, vai premiar 25 categorias, entre as quais de melhor filme, produtor, edição, realizador, actor, actriz, figurino e fotografia.
O festival tem como objectivo incentivar a produção nacional, assim como a distribuição e difusão de obras cinematográficas e audiovisuais, e vai reunir representantes da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Abel Couto foi vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Arte/2017, na disciplina de áudio visual, e é autor dos filmes “Um tiro na noite”, “A parada dos king bois”, “Zeca do sete”, “A rapariga da praia” e “Fúria de amor”, produzidos na década de 80. MGM/OHA