Dundo - A primeira edição do Festival das Tradições, aberto esta sexta-feira, no Dundo , província da Lunda Norte, cujo objectivo principal é o resgate dos hábitos e costumes do povo Lunda Cokwe vai promover o turismo cultural e as oportunidades de negócio no sector da Cultura.
Ao intervir no evento promovido pelo governo local, o director do gabinete provincial da Cultura, José Pinto, disse que o festival é um espaço pedagógico das singularidades culturais da província da Lunda Norte e conta com a participação de artistas , autoridades tradicionais e grupos étnicos dos dez municípios.
Disse que o evento visa dar resposta holística às reações populares para uma recreação comunitária , por formas a desenvolver uma oferta turística sustentada na região e proporcionar um espaço de boas práticas culturais.
Sublinhou que o festival que será realizado anualmente , visa também , icentivar a criação de produtos de cariz tradicional e autênticos que se traduzem em evidências e experiências, aliados ao conceito de autenticidade que devem ser elementos estruturantes da oferta turística na província.
Acrescentou que é objectivo do governo, resgatar o modelo de boas práticas do povo Lunda Cokwe, desde os seus santos (mahamba), usos e costumes, gastronomia, os rituais e as suas datas comemorativas.
Durante o festival, com a duração de três dias , serão feitos rituais como as súplicas e oferta à Nzambi Kalunga (deuses), txiphwya (peregrinação), Mukanda e cikumbi (iniciação masculina e feminina), entre outros.
Serão igualmente feitas demonstrações das cerimónias matrimoniais e de recepção, trajes regional, sinais do código comunicativo "Sona" , jogos tradicionais , a forma de hospitalidade e do poder tradicional .
Foi montada uma galeria de artesanato, artes plásticas , gastronomia e tradições.
As danças, sessões de contos e provérbios Cokwe e o espectáculo musical , onde o ponto mais alto será a actuação do músico Santos Católica , vão marcar a primeira edição do festival.
O festival faz parte do memorando de um entendimento assinado entre a Fundação Brilhante (FB), rosto social do subsector dos diamantes, e o governo local no domínio da cultura e das artes, e tem como objectivo estimular os artistas a continuarem a preservar e pesquisarem mais sobre os hábitos e costumes da região. HD