Dundo - A segunda edição do Festival das Tradições, uma iniciativa do governo da Lunda-Norte, com o patrocínio da Fundação Brilhante, inicia hoje, sexta-feira, na praça do Mussungue.
Sem carácter competitivo, o festival, um evento anual, vai durante três dias exibir os principais hábitos e costumes do povo lunda-tchoke, que abrange diferentes rituais, géneros musicais, dança e o estilo de vida nas aldeias.
O festival destaca-se como um evento essencial para a preservação e promoção das práticas culturais da região.
O evento oferece uma variedade de actividades que incluem palestras sobre laços históricos e rituais do povo Lunda-Tshokwé, uma exposição de artesanato, gastronomia e instrumentos musicais da região.
Reserva ainda uma peregrinação com oferendas a "Mzambi-Kalunga" (Deus das águas) com autoridades tradicionais, e um desfile de danças folclóricas da região.
Para além dos rituais, contos, mitos, exibições de várias peças artesanais, o festival traz grandes revelações da música e dança tradicional tchokwe, com vista à recreação comunitária, desenvolvendo uma oferta turística sustentável e a respectiva transformação do espaço para uma realidade cultural-pedagógica com modelos de boas práticas.
O festival obedece ao calendário Cokwe, entre Cimbemjimbeji (Setembro, início do ano) ou Kamoxi (Agosto, fim do ano), e tem como objectivo resgatar o modelo de práticas positivas das celebrações do povo lunda-cokwe, desde os seus santos, usos, costumes, gastronomia, colheitas agrícolas, rituais diversos e datas comemorativas. HD