Luanda - A 26ª edição do Festival da Canção de Luanda, a decorrer no dia 22 de Setembro, vai homenagear o meio ambiente nacional, com destaque para aspectos ligados à vida selvagem angolana, numa iniciativa da rádio Luanda Antena Comercial (LAC).
A informação foi avançada esta quarta-feira, em Luanda, pela directora executiva do festival, Carla Romero, ressaltando que o evento decorrerá nas instalações da LAC, com tema "O ambiente em sintonia", com a produção da Tv Zimbo.
Apontou que as canções a concorrer vão retratar aspectos ligados ao meio ambiente, pois pretende-se com isso que este ajude a consolidar a ideia de que deve-se cuidar do que "nos rodeia para recebermos de volta um ambiente mais saudável".
Referiu que o objectivo do festival é incentivar a criação e ao aprofundamento das aptidões musicais dos compositores e ajudar a alcançar ou a consolidar as carreiras de muitos jovens artistas.
Salientou que os participantes vão concorrer às categorias de melhor voz, intérprete, produção, letra, prémios LAC auditores e canção, cujas votações iniciam a partir de hoje, excepto as duas últimas que começaram a 1 de Agosto, e terminam na noite da gala de premiação.
Segundo Tony Framepenio, membro da organização, a rapsódia nesta edição vai proporcionar aos presentes temas dos artistas I am strong, Michael Jackson, Angélique Kidjo, Lulas da Paixão, Robertos Carlos, Carlos Lamartine, Zezé di Camargo e Luciano, Eduardo Paim e Yannick Afroman.
Para 26ª edição concorrem Olinda Simeão com a canção "sem você por cá", Sara Saka "Movimentos", Allviinoz "Cacos do amor", Joelson Missula "Presentes ao luar", Tomás Baltazar "Heróis angolanos", Yetu "kudimuka", Lucénia Gomes "Sakidila mamã África", Jornicy Manuel "Terra querida", Eliúde Prata "Luanda" e CC "Monami". SJ/ART