Caxito – Estimular a criação de artistas, preservar a identidade cultural no domínio da música e valorizar as línguas nacionais através da poesia de Agostinho Neto são os objectivos do Festival Cantar Neto, que se realiza este mês, na província do Bengo.
Enquadrado nas celebrações do centenário de Agostinho Neto, pretende-se que seja um ponto de partida na recuperação, dinamização da cultura e exaltação da figura e dos feitos do fundador da nação angolana.
O concurso será realizado em duas fases, sendo a primeira municipal, entre os dias 13 e 24, e a segunda provincial, a ser realizada dia 29.
Os candidatos poderão apresentar-se de forma individual, em duo ou trio, e apresentar um número inédito, ou seja, um poema de Agostinho Neto musicalizado, referiu uma fonte do Gabinete Provincial da Cultura do Bengo.
Neste âmbito, realiza-se nesta sexta-feira, em Caxito, um recital de poesia e teatro sobre a vida e obra do fundador da nação.
O programa das celebrações inclui também a exposição e lançamento de livros, peças de teatro, palestras e exibições de documentários.
Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, na aldeia de Kaxicane, no município de Icolo e Bengo e faleceu a 10 de Setembro de 1979. Foi médico, poeta e Fundador da Nação angolana.