Luanda - Três anos depois da sua paralisação, por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o festival que celebra o estilo de música fado regressa a Luanda em Outubro, numa iniciativa do Banco Caixa Geral Angola.
O denominado "Festival Caixa Fado 23" retoma no dia 20 de Outubro, anunciou, quinta-feira, em conferência de imprensa, o organizador de eventos Kayaya Júnior.
Revelou que a 6ª edição do festival poderá contar com artistas nacionais e internacionais, como Pérola, Selda, Toti Sa’med, Bevy Jackson, Camané, Cuca Roseta, Marco Rodrigues, Gisela João, Ricardo Ribeiro e Lenita Gentil.
Na ocasião, o presidente da Comissão Executiva do Caixa Angola, João Plácido Pires, disse que o evento, que vai assinalar os 30 anos de existência desta instituição bancária, é um momento de reforço do compromisso do banco com a sociedade angolana e com a cultura.
Salientou que o fado é um património imaterial da humanidade e reúne nesta edição um elenco notável de fadistas portugueses e artistas angolanos de diferentes estilos musicais, num evento que promove a universalidade da música e fomenta o intercâmbio cultural.
No âmbito da iniciativa, anunciou-se ainda o lançamento do depósito a prazo “Caixa Fado”, com uma taxa de juro de até 14,5 por cento, em que as primeiras 50 subscrições terão acesso a um convite duplo para o festival. SJ/ART