Luanda – O jornalista e apresentador do programa radiofónico “Balumuka” da Rádio Nacional de Angola (RNA), Amaro Fonseca, foi homenageado, a título póstumo, na I edição do Festival Balumuka-Baluarte da Músika Angolana.
O festival, que teve inicio esta quinta-feira, em Luanda, surge da necessidade de se valorizar e promover a música ancestral e os instrumentos tradicionais, segundo o coordenador da iniciativa, João Vigário.
Conforme o coordenador do evento, durante quatro dias, o Festival Balumuka, pela sua complexidade, vai criar vários fóruns que ajudarão a gerar mais conhecimento da parte dos visitantes.
Sublinhou que a homenagem ao jornalista deve-se ao facto de, durante décadas, ter contribuído para a valorização e promoção da cultura e da comunicação social angolana.
O primeiro dia do evento ficou, igualmente, marcado com a abertura de uma exposição de instrumentos musicais, com destaque para a dikanza, marimba kissanje e o ngoma.
Esta primeira edição conta com 20 grupos oriundos de várias províncias do país, que durante quatro dias vão oferecer aos visitantes concertos, fóruns, oficinas, danças e outros atractivos.
O festival, promovido pelo músico e pesquisador cultural, Jorge Mulumba, em parceria com a Produtora Onart, contará com a participação de artistas, produtores de instrumentos, pesquisadores, académicos, dentre outros.