Luanda – A quarta edição do Festival de Publicidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) "FESTIPUB" decorre a partir desta quinta-feira, em Luanda, sob lema o Impacto da Inteligência Artificial na Publicidade, Marketing e Comunicação.
Para esta edição, que encerra no dia 23 do mês em curso, o maior festival de publicidade dos PALOPs conta com 12 categorias principais que incluem as quatro novas subcategorias que irão entregar um total de 74 prémios.
O director-geral deste evento, Gildo Mariano, fez saber que dos 381 candidatos que se subscreveram na plataforma, houve 261 peças inscritas que corresponde perto de 65% das províncias de Luanda, Benguela e Lubango (Angola) e 35% de Moçambique.
Gildo Mariano informou que essa edição do FESTIPUB vai contar ainda com um conselho consultivo composto por dez membros de Moçambique, Portugal, Cabo Verde, dois São Tomé, Brasil e de Angola, para fiscalizar todo o trabalho que será feito pelo corpo dos jurados no processo de votação.
“Isto para termos um FESTIPUB mais imparcial, transparente e o processo de votação ainda muito mais rigoroso”, salientou.
Para garantir maior aprendizagem no sector da publicidade, o responsável informou que o FESTIPUB 2024 vai contar com um palco de FestiTalks com palestrastes internacionais.
Criado em 2021 em cooperação com o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) de Angola, o aludido festival tem como objectivo promover a excelência da criatividade na comunicação empresarial, premiando anunciantes, agências, produtoras e estúdios cujos trabalhos impulsionam, de ano para ano, o mercado publicitário e da comunicação em geral nos PALOP. MEL/SEC