Uíge – Vinte e dois grupos teatrais de várias províncias do país participam desde hoje, sexta-feira, na cidade do Uíge, na VIII edição do Festival de Teatro do Uíge “Festeauíge".
Enquadrada nas celebrações dos 105 anos da cidade do Uíge, a ser assinalada no próximo dia 01 de Julho, a iniciativa visa massificar as artes cénicas na região e no país.
Promovido pelo colectivo de Artes Nzoji Yeto, o primeiro dia do festival ficou marcado com a realização da palestra sobre “O papel do actor na sociedade e sua mais-valia na preservação da paz.
O festival, que será realizado sextas, sábados e domingos, até ao dia 10 de Julho, conta com a participação de grupos provenientes das províncias de Luanda, Benguela, Cuando Cubango e Huíla.
Na abertura do evento, o director do colectivo de artes Nzoji Yeto, Domingos Nicolau, referiu-se sobre a necessidade de construção de um centro de teatro, para apoiar os diversos grupos locais.
Por sua vez, o vice-presidente nacional da Associação Angolana de Teatro (AAT), Orlando Domingos, que dissertou sobre o papel do actor na sociedade, disse ser importante os actores continuarem a educar e formar a sociedade, no sentido de contribuírem para o desenvolvimento dos país.
O responsável reconheceu o contributo dos fazedores de teatro na descoberta de novos talentos e na criação de várias acções para ocupação dos tempos livres dos jovens.