Lubango – Pelo menos 65 mil pessoas assistiram ao Festival Internacional da Música UNITEL, no Estádio de Nossa Senhora do Monte, no Lubango, que marcou o encerramento da 121ª edição das Festas da padroeira da cidade.
Com duração de quase nove horas, o espectáculo de sábado promovido pela LS Republicano e o Comité de Festas, com patrocínio de uma operadora de telecomunicações, ficou marcado pela actuação de Eduardo Paím, o quinto músico a subir ao palco e o mais esperado pela geração de adultos, enquanto para a nova vaga, Young Double, Landrick, Anderson Mário, Eva rap diva e Jhonny berry destacaram-se.
Ao palco subiram ainda Buttom Rose, Bambila, Christa, Yannick Afroman, Jhonny o Trouble, Dj lolo e fechou o espectáculo, por volta das duas da manhã, Gerilson Insrael.
Apesar de não se ter registados incidentes graves, o show ficou marcado por inúmeros desmaios, sobretudo de jovens mulheres, que a cada minuto eram resgatadas do meio da multidão presente pela segurança contratada e depois assistidos pelo INEMA.
Durante quase um mês de celebrações, mais de cem mil pessoas visitaram o complexo da Senhora do Monte, conforme o Comité de Festas, que destaca a realização da Expo-Huíla, Feira do Gado, gala de eleição da miss Huíla, o Huíla Fashion e os 200 KM da Huíla em automobilismo e motos,
As Festas de Nossa Senhora do Monte começaram a ser celebradas em 1901, uma réplica das de Madeira, Portugal, a terra dos colonos que se basearam na região.
A 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção, o pároco celebrou a missa campal na esplanada, diante de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, levada da paróquia.
Fontes históricas indicam que a construção da capela foi marcada por duas fases distintas ao longo do tempo, sendo a primeira, iniciada na edificação da capela primitiva, orientada pelo pedreiro Jacinto Rodrigues e o carpinteiro João da Silva, em 1902.
A primeira missa campal foi celebrada a 15 de Agosto de 1902, ainda com a capela em construção. A partir do ano seguinte (1903), a população do Lubango passou a dirigir-se à capela para celebrar a romaria que se tornou tradicional, mas as obras só terminaram em 1921. MS