Dundo-Exibições de danças tradicionais e demostrações de rituais do povo LundaTchokwe vão marcar a 3ª edição do Festival Nacional da Cultura (FENACULT) na provínica da Lunda Norte, com a abertura prevista para quarta-feira, 7.
No lançamento do festival, o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Lunda Norte, José Fernando Pinto, fez saber que serão expostas as potencialidades artísticas e gastronómicas dos 10 municípios.
O festival prevê também a exposição artística-educativa das tradições e da arte “Sonas”, exibição de um vídeo-arte-educativo na comunidade, conferências, colóquios e debates sobre rituais e património dos povos da região Leste.
O evento, com a duração de três dias, contempla a actuações ao vivo de cerca de 20 músicos folclóricos e não só, representantes dos dez municípios que compõem a província da Lunda Norte.
O FENACULT, edição especial do centenário do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, serve como mecanismo de exaltação, valorização e reafirmação da identidade cultural angolana, oferecendo aos fazedores da cultura momentos de participação e troca de experiências.
A primeira edição do FENACULT realizou-se em 1989, no Estádio da Cidadela. O evento repetiu-se de 30 de Agosto a 20 de Setembro de 2014 e decorreu no Estádio Nacional 11 de Novembro.