Luanda- A III edição do Festival Nacional da Cultura (FENACULT’2022)– Especial Centenário do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, começa a 28 deste mês a 30 de Novembro do ano em curso.
Segundo o organizador do evento, Pedro Chissingue, que falava à TVZimbo, na referida edição serão reeditadas as obras "Sagrada Esperança” e "Renúncia Impossível”, de Agostinho Neto e realizado concursos literários denominados "100 anos de António Agostinho Neto” e "Cantar Neto”.
"O FENACULT-Especial Centenário, além de homenagear a figura do Poeta Maior, servirá como mecanismo de exaltação, valorização e reafirmação da identidade cultural angolana, oferecendo aos criadores, em especial aos jovens, espaços de participação e troca de experiências", disse.
Segundo a fonte, o programa reserva romaria à Vila de Caxicane, conferência sobre a visão de Agostinho Neto na formação de quadros angolanos e o papel da Universidade Agostinho Neto (UAN) na formação de quadros superiores angolanos.
No programa constam, igualmente, a realização de um concurso de Excelência Académica Dr. António Agostinho Neto, jornada académica sobre as múltiplas dimensões da figura do Dr. António Agostinho e o papel desempenhado na libertação da África Austral, exposição de pintura "Amanhecer”, outorga da Ordem Sagrada Esperança "Manguxiando”, projecto cinematográfico "Memórias d’Neto”, "Sábado no musseque” e FestiNeto.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane, Icolo e Bengo, e faleceu a 10 de Setembro de 1979.
Como primeiro Presidente de Angola, proclamou a independência do país do então jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.
É uma referência da cultura nacional, tendo escrito várias obras traduzidas em diversas línguas, com destaque para “Quatro Poemas de Agostinho Neto”, em 1957, “Sagrada Esperança” (1974) e “A Renúncia Impossível” (1982).