Caála – De volta às ruas, depois das limitações impostas pela Covid-19, o desfile da fase municipal do Carnaval da Caála, província do Huambo, vai homenagear, este ano, os feitos do fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto.
A organização e os grupos carnavalescos pretendem encontrar no desfile, previsto para 11 e 12 de Fevereiro, motivos para expressarem a sua estima ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que incentivou o Carnaval da vitória.
Segundo a directora local da Cultura e Turismo, Amélia Chivela, que falava, esta terça-feira, à ANGOP, o evento contará com a participação de 13 grupos, entre infantis, tradicionais e de adultos, apurados das competições comunais, realizadas entre 14 e 15 do corrente mês.
Disse que a organização e os foliões pretendem, no regresso ao desfile, depois de dois anos de suspensão por força da pandemia da Covid-19, enalteceu o contributo do fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto, na cultura e na literatura, para além de ter proclamado a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.
A responsável informou que o regresso do Carnaval às ruas da cidade da Caála será preenchido de obras e palavras de ordem do primeiro Estadista angolano, em reconhecimento aos seus feitos e o contributo prestado, principalmente, no incentivo à literatura e na consolidação da identidade cultural.
Sem precisar o valor dos prémios, Amélia Chivela disse que o evento, orçado em dois milhões e 100 Kwanzas, vai apurar os três primeiros em cada uma das categorias (infantil, tradicional e adultos) para representarem o município da Caála no desfile provincial, que se vai realizar, entre 18 e 20 de Fevereiro próximo.
O desfile de 2022, sem competição, ficou marcado com a exibição de seis grupos carnavalescos e homenagens aos homens do Carnaval.