Luanda – Mil e 500 crianças participaram, esta sexta-feira, em Luanda, na quarta edição da Feira de Livro Infantil e Entretenimento, com vista a despertar os seus talentos nas diversas áreas do saber, bem como para continuar a cultivar amor à leitura
O evento é promovido até sábado pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), através do Instituto Nacional da Criança (INAC).
Na abertura, a feira foi animada por menores com danças e músicas infantis, assim como em declamação de poesias e concurso de leitura.
Ainda no âmbito das actividades lúdicas, o músico Nerú Americano, também agitou a criançada com os seus ritmos e dança contagiante.
Na ocasião, a secretária de Estado do MASFAMU, Alcina Kindanda, enfatizou que a exposição de livro infantil visa transmitir às crianças os seus direitos na sociedade.
Por outro lado, o director do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, destacou qe desde a primeira edição, a actividade tem tido um impacto positivo na partilha de conhecimento entre as crianças e adultos no mesmo espaço.
Informou que esta quarta edição enquadra-se nos actos das comemorações da Convenção sobre os Direitos da Criança que foi adoptada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989.
Acrescentou que a feira tem propiciado interesse das crianças na leitura, na música, poesia, no teatro e entre outras actividades.
Para além do entretenimento, neste primeiro dia da feira, foram abordados temas como " A importância da leitura no desenvolvimento da criança", "Direitos da criança" e " Educação sexual reprodutiva"
No segundo dia do evento, que acontece amanhã, dia 23 de Novembro, no mesmo local, será apresentado os 11 compromissos da criança na história "Os meus 11 Cambas" pela escritora Margarida Leite.
Também está reservado o momento de interacção entre crianças e figuras de referência pública como escritores infantis, jornalistas, polícias, actores e entre outros.
A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adoptada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989 e entrou em vigor em 2 de Setembro de 1990.
Este ano, se comemora os 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança que foi ratificada pelos 196 países. AMC/SEC