Luanda - Uma exposição fotográfica intitulada "Neto na primeira pessoa" encerra, sábado (24), no Centro de A Cultura afecto à Fundação Brasileira, na cidade de Basiléia, Suíça.
A informação vem expressa numa nota da Missão Permanente de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas, em Genebra (Suíça).
A exposição, com cinco módulos, possui mais de 60 fotografias que retratam alguns momentos da vida do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, considerado como uma marca para a humanidade.
Neto é apresentado em dimensões, mormente "Neto e sua família", "Neto e sua vocação", "Neto e sua ascensão política", "Neto e sua liderança", bem como "Neto e seu reconhecimento".
A exposição enquadra-se na jornada comemorativa do centenário de António Agostinho Neto.
No quadro das referidas actividades, a Embaixada de Angola na Suíça programou, igualmente, uma palestra com o tema "Agostinho Neto e o sonho que nunca envelhece".
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922 em Icolo e Bengo, arredores de Luanda. Morreu a 10 do mesmo mês em Moscovo.
Foi líder do MPLA e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz.
No dia 17 de Setembro, Angola celebra o Dia do Herói Nacional, comemorando a data em que Agostinho Neto nasceu.