Saurimo – Uma exposição de fotografia inéditas e obras literárias de Agostinho Neto estão expostas, desde esta quarta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), no quadro das comemorações do seu 101º aniversário, a assinalar-se a 17 do mês curso, em todo país.
Em declarações à ANGOP, o secretário provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), Hélio Sangula, afirmou que a exposição visa lembrar "o herói nacional, imortalizá-lo e servir de fonte de inspiração as gerações vindouras".
Sublinhou que urge a necessidade dos historiadores, pesquisadores em parceria do Ministério da Educação, introduzirem no ensino primário as obras de Neto, quiçá as fotografias, para que todos possam beber dos seus conhecimentos.
Explicou que a exposição com duração de três dias, culminará com palestras sobre a vida e obras de António Agostinho Neto, numa parceria com o Gabinete Provincial da Cultura, Juventude e Desportos.
António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922. e morreu em Moscovo a 10 de Setembro de 1979.
Foi médico, escritor e político angolano. Em 1975 proclamou a Independência Nacional e tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. JW/VIC