Ramiros - Quarenta e sete quadros estão disponíveis para apreciação dos amantes das artes plásticas, no âmbito da exposição “Autismo sem máscara”, aberta no último sábado, em Luanda.
Nos quadros, propriedade da plataforma social Kuena, constam figuras ligadas à política, cultura, entre outros sectores, com destaque para a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que se fez presente no evento.
O ministro angolano dos Transportes, Ricardo Abreu, os artistas plásticos António Tomás Ana (Etona), Álvaro Maciera e o músico Matias Damasio também constam dos quadros expostos.
Segundo Mauro Weyll, um dos promotores do evento, a exposição tem como objectivo promover maior conexão entre mães e filhos com autismo, através da pintura.
Conforme o promotor, cada criança expressa os seus sentimentos e emoções no “próprio rosto da mãe”, como se fosse uma tela em branco.
O responsável informou que foi usada a técnica de fotografia para a composição dos quadros.
A amostra tem como curadora Grazi Gadia e agrega fotografias de Márcio Amaral. A mesma estará patente também em outros lugares, como shopping e outros centros comerciais.
A exposição decorre na galeria Isabel Fançony e serviu também para apresentação do Kuena, uma plataforma social incubadora de projectos transformadores em Angola, com enfoque na inclusão social, sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Fizeram-se presente na iniciativa a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, antiga Miss Universo Leila Lopez, o músico Matias Damásio e os artistas Álvaro Maciera e Etona.
A actividade foi organizada pela empresa GEMCORP que reforçou o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do país, promovendo iniciativas que geram maior progresso e inclusão social. AKA/OHA