Ramiros - Quarenta e sete quadros estão patentes na exposição “Autismo sem máscara”, aberta sábado, em Luanda.
Nos quadros, propriedade da plataforma social Kuena, constam figuras ligadas à política, cultura, entre outros sectores, com destaque para a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que se fez presente no evento.
O ministro angolano dos Transportes, Ricardo Abreu, os artistas plásticos António Tomás Ana (Etona), Álvaro Maciera e o músico Matias Damasio também constam dos quadros expostos.
Segundo Marcos Weyll, um dos promotores do evento, a exposição tem como objectivo promover maior conexão entre mães e filhos com autismo, através da pintura.
Conforme o promotor, cada criança expressa os seus sentimentos e emoções no “próprio rosto da mãe”, como se fosse uma tela em branco.
O responsável informou que foi usada a técnica de fotografia para a composição dos quadros.
A amostra tem como curadora Grazi Gadia e agrega fotografias de Márcio Amaral.
A colecção estará patente também em outros lugares, como shopping e outros centros comerciais.
A exposição decorre na galeria Isabel Fançony e serviu também para apresentação do Kuena, uma plataforma social incubadora de projectos transformadores em Angola, com enfoque na inclusão social, sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente.
Fizeram-se presente na iniciativa, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, antiga Miss Universo Leila Lopez, o músico Matias Damásio e os artistas Álvaro Maciera e Etona.
A actividade foi organizada pela empresa GEMCORP que reforçou o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do país, promovendo iniciativas que geram maior progresso e inclusão social. AKA/OHA