Moçâmedes - O ministro da Cultura, Filipe Zau, deu a conhecer, quarta-feira, a decisão do Executivo em começar a trabalhar para que a Baía dos Tigres, situada no município do Tombwa (Namibe), venha a ser eleva a património cultural da humanidade e entrar numa lista indicativa da UNESCO.
Em declarações à imprensa, no final da reunião da Comissão Nacional Multissectorial para Salvaguarda do Património Cultural Mundial, orientada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, disse que actualmente o país possui dois Patrimónios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO, que são Mbanza Kongo, desde 8 de Junho de 2017, como património material, e os Sona, desde 2023, como património imaterial.
Relativamente ao estabelecimento prisional de Bentiaba, sublinhou que, apesar de estar ocupada ainda com presos, não deixa de ser um sítio de interesse histórico.
Portanto, disse estar em estudo os passos a seguir, uma vez que, do ponto de vista da memória histórica, ela apresenta um grande valor sobretudo ligadas à luta de libertação, onde muitas pessoas ainda em vida foram encarceradas pela sua participação na luta da independência nacional.
"Queremos ver como, por via do Instituto Nacional de Património Cultural, podemos trabalhar para que essa parte da cadeia que está mais disponibilizada possa ser visitada por turistas e ter algum outro tipo de actividade de interesse histórico e patrimonial”, reforçou.
A reunião, cingiu-se fundamentalmente no ponto de situação do Projecto de Regulamento do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, a Proposta de Relatório de Implementação das Recomendações do Comité do Património Cultural Mundial sobre Mbanza Kongo e o Ponto de Situação do Património Cultural da Província do Namibe.
Criada por Despacho Presidencial 25/18 de 5 de Março a Comissão é coordenada pela Vice-presidente da República e tem por objectivo promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural nacional, tendo em conta a necessidade de se adoptar medidas especiais de acompanhamento ao mesmo. MGM/FA/SC