Luanda - A estilista angolana Nadir Tati inaugurou, sexta-feira, uma exposição de roupa, no Palácio de Ferro, em homenagem à cidade de Luanda.
Denominada "Nadir by Luanda", o evento conta com apoio do Governo de Luanda, sendo que as peças já haviam sido exposta em Paris, França.
Em declarações à imprensa, a estilista disse estar a fazer no país, para dar oportunidades a todos os amantes da sua arte de testemunharem o seu trabalho.
Salientou ter peças com momentos e sítios de referência, para si como designer, sobre a cidade capital, juntando assim a moda e a cultura, tradição e história de Angola, como um olhar e demonstração da identidade territorial para quem visitar o espaço.
Considerou a montra, de 30 peças e que ficará patente por oito dias, como o seu contributo para o crescimento do país através da arte, demonstrando estar atenta e com Angola, rumo ao desenvolvimento.
Na ocasião, o governador de Luanda, Manuel Homem, disse tratar-se de um momento singular e convidou os munícipes de Luanda a contemplar o evento.
Olhou para a iniciativa como um exemplo que visa promover o que é nacional, pelo que deve merecer apoio de toda sociedade.
Afirmou que a homenagem configura-se como um motivo de satisfação, tendo agradecido a atenção de Nadir Tati à Luanda.
Lusiane Casimiro Tati nasceu aos 2 de Setembro de 1974, na cidade de Luanda.
Recebeu o prémio de melhor criadora de Angola 2010, 2011 e 2012.
Em 2012 foi nomeada como Diva do momento e em 2013 no Prémio Sirius atribuíram-lhe a categoria de personalidade pela sua excelência no ramo empresarial e elevar o nome do país a nível do mundo.
Eleita Embaixadora da Bienal de Luanda Fórum Pan-Africano para Cultura da Paz, foi distinguida, em 2022, com o diploma de mérito pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
No mesmo ano foi condecorada pelo Presidente da República com a medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 1ª classe. SJ/ART