Huambo – A homenagem dos escritores José Eduardo Agualusa, Pepetela, Ondjaki, Filipe Olímpio, Atanagildo Paulo e Augusto Roque Sapengo, pelos seus feitos na literatura angolana, marcou, este sábado, no Huambo, o encerramento da I feira nacional “Angola Lê”.
O evento, aberto na quinta-feira, no pátio da Biblioteca provincial do Huambo, sob o lema “O resgate dos valores da leitura na sociedade angolana”, contou com a participação de 142 expositores de todo o país, que expuseram perto de cinco mil livros, desde romances, académicos e científicos de escritores nacionais e estrangeiros.
Na ocasião, o organizador da feira, Nituecheni Africano, disse que, apesar de alguns escritores não estarem presentes, a homenagem visou incentivá-los a não pararem de publicar obras literárias em prol do bem-estar da cultura angolana.
Referiu que a homenagem, através da exibição, declamação de poesias em vários géneros líricos, recitais e composição de músicas ao vivo em torno dos seus livros, justifica-se tendo em conta o seu contributo na valorização e no crescimento da literatura nacional.
Considerou positivo o evento, principalmente, pelo interesse dos leitores nas obras expostas, o que anima, de certa forma os expositores, por ser a primeira edição.
A feira visou, entre outros objectivos, contribuir no resgate dos hábitos de leitura da população angolana, que, nos últimos tempos, se perdeu.
Na feira, com a participação das 18 províncias do país, foram expostas obras literárias de diversos escritores angolanos, como as de Lopito Feijó, José Luís Mendonça, Aníbal Simões, Lucas Cassule e outros nacionais e estrangeiros. ZZN/ALH