Luanda - As escritoras angolanas Egna Alegre de Sousa e Fátima Moniz foram condecoradas, segunda-feira, em Castilla León, Espanha, com o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento aos seus projectos literários que promovem a criatividade, a esperança nas crianças e a força feminina.
De acordo com uma nota de imprensa, chegada esta quarta-feira à ANGOP, o reconhecimento foi feito pela Câmara de Escritores e Artistas de Espanha, Perú e Suíça (CIESART) que juntou escritores e artistas de diversas partes do mundo para celebrar a paz global e reconhecer o talento de figuras influentes na literatura e nas artes.
As escritoras foram premiadas pelo projecto “Rimas e Contos dos Pequenos”, uma iniciativa que visa cultivar sentimentos nobres nas crianças por meio da literatura, além do projecto literário “Avança Mulher”, uma antologia que se transforma em um legado de união e empoderamento feminino.
Por outro lado, ambas foram também galardoadas com o prémio "CIESART Tribute to William Shakespeare Awards", na categoria Humanidades e Paz, e Egna de Sousa o "CIESART 2024 Woman of the Year".
A CIESART, com sede legal em Espanha, Perú e Suíça, reúne personalidades influentes no campo cultural, literário e artístico para a realização de uma série de eventos oficiais de grande escala e internacionais. VIC