Luanda - A escritora angolana Domingas Monte lançou e autografou, esta quinta-feira, em Luanda, a sua terceira obra literária infanto-juvenil intitulada por "Kyese", sob chancela da editora Mayamba.
De 71 páginas, a ser comercializado ao preço de cinco mil kwanzas, o livro retrata várias situações, com destaque para a floresta flutuante que pairava por cima da aldeia, o pau de maboque que dá fruto em todas as épocas do ano e o Kyese, personagem principal, que tem habilidades especiais.
Kyese foi escolhido pelos espíritos dos seus antepassados para algo grandioso que era a salvação da sua aldeia, por esta num dado momento encontrar-se numa situação de morte, causada por um fenômeno estranho que ninguém conseguia explicar.
Falando à imprensa, Domingas Monte disse que a obra traz textos sobre a história de Angola, tradições, culturas e os nomes próprios de lugares e pessoas.
Explicou que antes dessa obra, tinha uma outra estória para escrever cujo título seria "O maboqueiro flutuante", mas no decorrer do tempo optou por alterar para "Kyese", devido às reviravoltas que este personagem foi tendo ao longo dos textos.
Salientou que com o livro os adultos podem aprender que se deve dar liberdade às crianças de expressarem as suas habilidades e aos menores para saberem extravasar as suas capacidades de uma boa forma e poderem tornar-se heróis.
Com este livro a escritora soma a sua quarta obra literária e terceira virada a infanto-juvenil.
Domingas Monte nasceu em 1982, na província do Uíge, e é licenciada em Línguas e Literaturas Africanas, pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais, da Universidade Agostinho Neto. SJ/VIC