Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Escritora defende maior incentivo para literatura infantil

    Angop logo
     Cultura           
  • Luanda • Quarta, 02 Abril de 2025 | 18h52
Escritora Kanguimbo Ananás
Escritora Kanguimbo Ananás
Francisco Miúdo

Luanda – A escritora Kanguimbo Ananás defendeu, nesta quarta-feira, em Luanda, a necessidade de implementação de incentivos para os livros infantis, no sentido de aumentar a sua produção ou criação e contribuir para uma boa educação das crianças.

Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril), assinalado hoje, a escritora pediu uma atenção especial do Executivo na adopção de políticas que favoreçam a produção literária, com enfoque para infantil.

Conforme Kanguimbo Ananás, regista-se um deficit da produção literária infantil, fruto da actual conjuntura económica, que deve ser revertido com políticas concretas e capazes de massificar a criação destes livros.

Na sua óptica, os autores que enveredam pela literatura infantil tendem a limitar a tiragem ou o número de exemplares, o que não permite cobrir as 21 províncias do país.

Por outro lado, Kanguimbo Ananás falou do gosto e hábito pela leitura que devem ser incutidos no seio familiar e, naturalmente, complementados na escola.

A escritora chamou atenção dos pais e encarregados de educação, no sentido de inteirarem-se continuamente sobre os livros ou manuais que as crianças possuem ou lêem.

“Devem ser os primeiros a lerem os livros e, posteriormente, manterem um diálogo salutar com os educandos sobre a obra infantil”, explicou.

Nesta senda, lembrou que os livros infantis devem ser bem ilustrados, trazerem mensagem educativa, pedagógica e uma linguagem simples para permitir um melhor entendimento.

O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se, anualmente, a 2 de Abril. A data foi institucionalizada em 1967, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

A data tem como propósito incentivar a leitura dos mais novos e salientar a importância dos livros infantis no processo de educação e ensino.

Hans Christian Andersen nasceu no dia 2 de Abril de 1805 e faleceu no 4 de Agosto de 1875. Apesar de ser um autor e escritor de peças, relatos de viagem, romances e poemas, ficou mais conhecido pelos seus contos de fadas literários.

Os contos de fadas de Andersen, compostos por 156 histórias em nove volumes, foram traduzidos para mais de 125 idiomas.

Os seus contos de fadas mais famosos são "A Roupa Nova do Rei", "A Pequena Sereia", "O Rouxinol e o Imperador da China", "O Soldadinho de Chumbo", "Os Sapatinhos Vermelhos", "A Princesa e a Ervilha", "A Rainha da Neve", "O Patinho Feio", "A Pequena Vendedora de Fósforos" e "A Polegarzinha". AB/OHA





Fotos em destaque

Fazenda Samba Lucala (Cuanza-Norte) prevê colher mais de 13 mil toneladas de grãos

Fazenda Samba Lucala (Cuanza-Norte) prevê colher mais de 13 mil toneladas de grãos

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h39


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+