Lubango – “Kissangua Agridoce” é a mais recente obra literária da poetisa angolana Isabel Ferreira, apresentada hoje, no Lubango, província da Huíla, numa sessão de venda e assinatura de autógrafos.
A obra comporta 285 páginas com destaque traz tema como “ouvindo de mim”, “tectos de rua”, “atracção I e II”, “prazeres proibidos” “catarse”, “recomeçar” e “Terceira idade”, narrando uma diversidade de exemplos de vida real, desde questões de sentimentos que abarcam o ser humano.
O livro reúne, igualmente, três textos críticos que fazem uma reflexão da cultura jurídica, como sendo a expressão máxima de que a vida é agridoce, pode ter bons e maus momentos de uma série de fenómenos sociais, espirituais, sentimentais e culturais, onde cada um pode se identificar, segundo a autora.
Isabel Ferreira considerou que a respectiva obra tem um significado vitorioso, porque vai ajudar a consciencializar as pessoas sobre a importância da mesma em vários contextos científicos baseados no livro.
Editada em Portugal, através da biblioteca São Lázaro, em 2022, a obra viu extraídas, numa primeira fase, mil 890 exemplares, 120 dos quais vendidos na Huíla.
O primeiro livro da autora, intitulado "Laços de Amor”, de poesia, foi apresentado em 1995, seguido de "Caminhos Ledos” (poesia, 1996), "Nirvana” (poesia, 2004), "À Margem das Palavras Nuas” (poesia, 2007), "Fernando Daqui” (romance, 2007), "O Guardador de Memórias” (2009), "O Coelho Conselheiro Matreiro e Outros Contos Que Eu Te Conto” (infanto-juvenil, 2012) e "O Leito do Silêncio” (poesia, 2014).
Nascida em Luanda em 24 Maio de 1958, a escritora é formada em Direito pela Universidade Agostinho Neto, tendo exercido advocacia por algum tempo, mas a sua paixão pelas artes fizeram-na viajar para outro campo, tendo-se graduado em Dramaturgia pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Amadora (Portugal) e especializado em Dramaturgia pela Universidade de São Paulo.
Além de escritora, Isabel Vicente Ferreira é também cantora e dramaturga, tendo integrado o grupo musical FAPLA-Povo, o Grupo Amador de Dança e o Grupo Experimental de Teatro. JT/MS