Luanda - O escritor angolano Nituecheni Africano recebeu segunda-feira, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, o prémio “Fox Usa 2024”, conquistado em Junho último com a obra “O recluso - O princípio e o fim de uma injustiça”.
Durante a gala, o escritor recebeu 16 mil dólares como prémio, assim como duas distinções, designadamente “Melhor romance policial” e “Melhor autor jovem contemporâneo de África”.
Em declarações à ANGOP, Nituecheni Africano manifestou-se satisfeito pelo facto de ter a oportunidade de vender, durante o evento, cerca de 1500 exemplares do livro em menos de duas horas.
Avançou que uma empresa da Califórnia vocacionada à indústria cinematográfica pretende produzir um filme baseado no livro.
O livro “O recluso – o princípio e o fim de uma injustiça”, com 150 páginas, subdividido em 12 capítulos, foi lançado em Julho de 2023, em Portugal, na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Casa de Cultura de Angola em Lisboa.
A obra literária conta a história de um jovem advogado, que se depara com um caso de grande repercussão em Angola, onde a justiça parece obscurecer a verdade.
Segundo o enredo, ao demonstrar coragem e sagacidade durante o julgamento, o protagonista destaca-se como defensor dos direitos humanos, enfrentando temas de abuso de poder, tráfico de influência e branqueamento de capitais, que reflectem a realidade africana contemporânea.
O prémio literário “FOX US2024” é uma iniciativa da companhia norte-americana de cinematografia FOX, realizada anualmente na cidade de Nova Iorque, que visa distinguir obras do género romance, com a participação de mais de 100 escritores do mundo.
Percurso do escritor
Licenciado em Ciências da Computação e Administração de Empresas pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA), Nituecheni Africanno nasceu na província do Huambo, a 12 de Setembro de 1990.
O escritor é um dos três angolanos que consta na lista das 50 figuras culturais mais proeminentes do continente africano, distinguidos pela revista francesa “Le Point” referente ao ano de 2023.
O autor conta com quatro obras literárias publicadas, designadamente “O prisioneiro do amor”, “O vencedor de pães nas mãos”, ambas em 2020, “O emigrante da Web e suas tolices” (2022) e “O recluso: O Princípio e o Fim de uma Injustiça” (2023).
O seu percurso está marcado com cinco prémios literários internacionais, com destaque para o melhor romance na II e IV edições da WBR da América Latina, assim como de “Referencia Literária”, no Rio de Janeiro (Brasil), em 2023, com a obra ““O emigrante da Web e suas tolices”.AMC/MCN