Luanda - O escritor e nacionalista angolano Jofre Rocha, pseudónimo de Roberto de Almeida, foi homenageado, esta quarta-feira, em Luanda, pelo conjunto da sua obra e percurso literário, durante um encontro intergeracional.
O evento, promovido pela Brigada Jovem de Literatura e o Governo Provincial de Luanda, visou proporcionar um contacto directo entre os escritores da nova e velha geração, bem como a passagem de testemunho e o legado cultural.
Segundo o presidente da Brigada Jovem de Literatura, Carlos Pedro, a escolha do escritor Jofre Rocha surgiu pelo facto de ser parte constituinte da base da literatura angolana, num contexto de opressão colonial, referenciando que soube sempre (o escritor), apresentar o seu manifesto sobre a luta de libertação nacional, enquanto jovem, nas letras dos seus escritos e conseguiu atingir os objectivos preconizados.
Por sua vez, Roberto de Almeida (Jofre Rocha), mostrou-se satisfeito com a homenagem, fazendo uma abordagem sobre a sua vida desde a infância, marcada pela formação primária, a paixão pela escrita, o envolvimento na luta de libertação e a vida política, caminhada sempre acompanhada pelo mundo literário.
Durante o evento, que aconteceu na biblioteca do Governo Provincial de Luanda, o homenageado recebeu o diploma de honra, bem como houve momentos para recitais de poemas e execução de trova.
Jofre Rocha tem várias obras publicadas, de entre as quais se destacam “Tempo de Cicio” (1973), “Madrugada” (1976), “Estórias do Musseque”, “Peço a palavra - peças de oratória parlamentar” (2012).
Roberto António Victor Francisco de Almeida nasceu no Ícolo e Bengo a 05 de Fevereiro de 1941.
"É um cientista social, jornalista, político, escritor e poeta angolano que desempenhou importantes cargos públicos e governamentais em seu país, entre os quais o de presidente da Assembleia Nacional de 1996 a 2008 e vice-presidente do MPLA de 2008 a 2016".
Membro suplente e efectivado entre 1977 e 1980 do Conselho Revolucionário do Povo (ou Conselho da Revolução), a primeira legislatura angolana, permanecendo no parlamento ininterruptamente até 2022.
Também conhecido pelo pseudónimo literário Jofre Rocha, é um escritor consagrado. É membro-fundador da União dos Escritores Angolanos (UEA), onde ocupou de 1986 à 1997 a posição de Presidente da sua Assembleia Geral.
É também um dos fundadores da Academia Angolana de Letras. ANM/SEC