Ondjiva- A necessidade dos pais e encarregados de educação apostarem mais na literatura infantil, de modo a introduzir o hábito de leitura às crianças, foi defendido, este domingo, pelo escritor Isdore Otombo.
Em declaração à ANGOP, a propósito do 2 de Abril, Dia Mundial da Literatura Infantil, considerou que o incentivo pelo hábito da leitura liberta a mente e amplia horizontes das crianças.
Fundamentou que os pais devem adquirir mais livros infantis para introduzir desde pequeno no hábito pela leitura, interpretação dos textos, de modo a amadurecer a vida académica e literária dos filhos.
Precisou ainda que as crianças têm direito à educação literária, por devem possuir livros infantis, realçando que não se pode dar livros que ultrapassam a dimensão da interpretação das crianças.
“Há necessidade de termos no nosso meio livros infantis que estejam à altura da percepção, compreensão e interpretação das crianças, pois o processo de ensino e aprendizagem é gradual”, sustentou.
Outrossim, ressaltou a necessidade das escolas darem importância à questão ligada ao hábito da leitura, através da promoção de torneios ou competições de leituras e de redacção com objectivo de fortalecer, criar e fundamentar a leitura dos alunos.
A criança e o adolescente passam grande parte do tempo na escola, por isso, os educadores são cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento do hábito da leitura, defendeu
Enquanto escritor, Isdore Otomba tem uma obra lançada infanto-juvenil intitulada “As memórias da menina Nangula“, tendo desde 2018 oito livros no mercado literário angolano, com destaque para “Casei-me com a filha do soba, a Ndapewa”.
O mesmo é escritor dos livros "Cunene heróico”, "Significado século 2021 para Angola”, "Relacionamento amoroso na modernidade” e "Palavra concebida sem pecado original”.
O Dia Internacional da Literatura Infantil é comemorado mundialmente a 02 de Abril, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.
A data visa homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de histórias como O Patinho Feio e A Pequena Sereia. FI/LHE/VIC