Luanda – Um livro de ensaio do escritor angolano Carlos Pedro, intitulado “A Dimensão Anticolonialista da Poesia de Agostinho Neto", foi lançado, esta sexta-feira-feira, em Luanda.
O livro, de 63 páginas, repartido em três capítulos, traz uma reflexão do autor sobre a poesia de Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola e considerado o “Poeta Maior” no país.
O trabalho, com uma tiragem inicial de 500 exemplares, tem a chancela da editora Alupolo.
Conforme Carlos Pedro, Agostinho Neto empreendeu uma luta contra os ideais da colonização portuguesa, com o objectivo de alcançar, por um lado, a independência do seu país, e por outro a libertação de todos os povos negros espalhados pelo mundo, que sofriam algum tipo de opressão.
Apontou, por exemplo, que o poema Sagrada Esperança representa, através do seu sujeito poético, uma peça de denúncia das atrocidades de um sistema colonial.
Natural de Luanda, Carlos Pedro, escritor e declamador, é o actual presidente da Brigada Jovens de literatura de Angola.
Tem dois livros publicados, “Pegadas do Passado” e “Nga Mbaka Kambumbu – Memórias da Minha Infância”, assim como participou, com os seus trabalhos literários, nas antologias “Os Africanos”, “Asas da Liberdade”, “Palavras Textos e Contextos”, “Elos de Uma Corrente que nos Une e Raízes” e “Laços de Angola com o Brasil”.
Vencedor dos Prémio LITERARTE de Literatura 2012, categoria de melhores poetas e Prémio LITERARTE de Cultura 2013, é membro das academias de Letras de Búzios e Fortaleza (Brasil).