Huambo - A obra “Armonia Intercultural”, do escritor brasileiro Gustavo Rodrigues de Sousa Javarini, venceu hoje, sábado, no Huambo, a primeira edição do concurso literário “Angola Lê”, com 9,5 por cento dos votos.
No concurso, decorrido durante dois meses, com a participação de dois mil e 54 escritores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLA), tem como mentor o escritor angolano Nituchini Africano.
Ao vencedor coube o valor de um milhõo de kwanzas e a publicação gratuita de 100 exemplares da obra vencedora, para além de um troféu e certificado de mérito, cuja entrega acontece a 08 de Janeiro próximo, por ocasião das celebrações do Dia Nacional da Cultura.
O prémio escritor revelação foi conquistado pelo angolano Henrique Pacifo, com a obra “Um novo amanhecer”, valendo-lhe a quantia de 500 mil kwanzas, a publicação de 50 exemplares do livro e um troféu.
Na ocasião, Nituchini Africano lembrou que o concurso l “Angola Lê” tem como objectivo descobrir novos talentos da escrita da CPLP, com idades entre os 18 e 35 anos, que ainda não lançaram nenhuma obra literária física ou digital no mercado.
Disse que de acordo com o regulamento do concurso participam simplesmente obras escritas em género de poesia, de 35 a 40 páginas, e prosas, de 35 a 60 páginas.
Enalteceu a participação dos novos talentos da literatura da CPLP, com destaque para o Brasil, que contou com 789 concorrentes, dos dois mil e 54 inscritos na disputa do "Angola Lê".MLV/ALH