Luanda – O escritor Beni dya Mbaxi encorajou, este domingo, em Luanda, os jovens a cultivarem o hábito de leitura, de modo a elevarem os níveis de conhecimentos culturais, académicos e científicos.
Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a assinalar-se terça-feira (dia 23), o escritor avançou que os livros têm a capacidade de construir um indivíduo, apresentando um grande impacto na vida das pessoas e na sociedade.
“A literatura forma o indivíduo não só na questão do ensino, mas também na sua identidade cultural e no conhecimento geral. Por isso, exorto os nossos jovens e não só a cultivarem o hábito de leitura”, salientou.
Segundo o escritor, tem-se registado, nos últimos tempos, uma estreita relação entre a juventude e a literatura, facto que tem contribuindo no aumento do número de jovens escritores e do público leitor.
Por esta razão, defendeu a promoção das bibliotecas comunitárias, assim como encontros entre escritores, em prol do engrandecimento da literatura nacional.
O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e reflectir sobre seus direitos legais.
A data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de Abril de 1616.AB/CPM/MCN