Huambo – O escritor angolano Atanagildo Paulo representa África no maior concurso literário da América Latina “World-Book Review Ewards”, com a obra “A morte da Dor”, na categoria de melhor livro de crónicas e contos de 2024.
No evento, com mais de 150 autores de todo mundo, em várias categorias, Atanagildo Paulo concorre, igualmente, no prémio de melhor escritor de 2024.
A votação do concurso, com apenas um concorrente africano, iniciou quarta-feira (1 de Janeiro) e vai terminar a 14 de Fevereiro do corrente ano, no portal e plataformas digitais da revista World Book Review.
Segundo a organização, os cinco finalistas de cada categoria serão anunciados a 15 de Fevereiro próximo, com a divulgação dos vencedores prevista para 15 de Março na edição do mês da revista.
Em declarações à ANGOP, Atanagildo Paulo disse ser o único africano a concorrer no maior prémio internacional da América Latina, nas categorias de melhor Conto e de Escritor de 2024.
Augurou que com a votação dos angolanos e não só poderá vencer o prestigiado concurso, com sede no Brasil.
Para além do livro “A Morte da Dor”, lançado em 2024, o autor tem outras três obras literárias no mercado, nomeadamente “Caçador sem Carne”, “Prazer Veneno” e “Pétalas de Lágrimas”.
Atanagildo Paulo é jornalista da Emissora Provincial do Huambo do Grupo Rádio Nacional de Angola (RNA) desde 2006.
Licenciado em Sociologia, pelo Instituto Superior Politécnico Sol Nascente do Huambo, em 2016, o escritor é também músico, com um álbum no mercado intitulado “A Honra”, lançado em 2021, assim como docente universitário.
Recorda-se que já venceu o concurso internacional Literário da América Latina o escritor angolano Nituecheni Africano, com o livro “O Emigrante da Web e suas Tolices”. ZZN/ALH