Luanda - O escritor angolano Nituecheni Africano foi anunciado, este domingo (26), como o vencedor da 5ª edição da Feira Internacional do Livro de Literatura em Língua portuguesa de Paris 2024/2025, que decorreu de 10 a 20 de Dezembro último, em França, com o livro intitulado "O Emigrante da Web suas Tolices".
Com esse feito, o também considerado um dos melhores escritores contemporâneos de África, nos últimos dois anos, vai receber, no dia 17 Março próximo, um prémio avaliado em 11 mil dólares, um troféu e uma medalha, durante a inauguração da maior Feira de Literatura da cidade do Lile (França), segundo uma nota de imprensa s que a ANGOP teve acesso hoje.
A propósito da premiação, o júri Raul Freitas descreveu o autor como um dos principais autores revelação de língua portuguesa.
Destacou ainda o escritor por suas obras românticas teatrais, ensaios e obras novelísticas com a sua obra literária “O Emigrante da Web e Suas Tolices", um livro que traz temas interessantes, como as consequências do uso das redes sociais, suas vantagens e desvantagens.
Nituecheni Africano nasceu a 12 de Setembro de 1990 em Angola, na província do Huambo. Possui licenciatura em engenharia informática e tecnologia de informação, bem como em auditoria e finanças.
Além do presente prémio, o escritor já recebeu o Prémio WorldBook da América Latina , organizado pela Argentina, em 2022, melhor escritor revelação de África na 25ª edição do Prémio Fox Usa 2024, com a sua obra literária "O recluso, o princípio é o fim de uma injustiça", organizado nos Estados Unidos da América.
Consta, igualmente, da sua lista o Prémio Referência Literária, recebido em 2023, na cidade de São Paulo, no Brasil, entre outros. AMC/QCB