Luanda - O escritor e cineasta angolano Henrique Sungo foi nomeado para a presente edição dos prémios Multicultural Business & Community Champion (MBCC), no Reino Unido, pelo segundo ano consecutivo, na categoria de “Estrela em ascensão”.
A gala de premiação do evento está marcada para o mês de Novembro, sendo que o autor nacional está nomeado pela contribuição no cinema e literatura.
O prémio Multicultural Business & Community Champion (MBCC), criado em 2016, designa estrela em ascensão as pessoas com um impacto significativo na área de actuação e que inspirem outros para a comunidade.
Em declarações à ANGOP, o escritor adiantou que é uma grande satisfação ser reconhecido pelo desempenho na contribuição da cultura angolana naquele país.
"Foram várias nomeações na área da literatura e cinema, portanto sinto-me muito feliz", argumentou.
Para Henrique Sungo, esta valorização inspira mais pessoas, assim como os empresários no apoio à arte.
"O impacto desta valorização em Angola como em África, no geral, são ganhos incalculáveis que servirão para acordar um pouco os estados africanos a olharem para o cinema também como diversificação da economia, porque pode contribuir para a arrecadação de receitas para os cofres do Estado”, acrescentou.
A iniciativa decorre anualmente no Reino Unido, atraindo mais de 450 pessoas entre empresários e as maiores empresas britânicas.
Henrique Sungo, natural da província do Huambo, é o autor das obras "Comer para funcionar e não pelo gosto" 2016, "A esperança da Welwitshia" 2018, "Odisseia da zungueira" 2020 e "Minhas roupas minhas raízes" 2023.
O autor participou igualmente de colectâneas internacionais, no Brasil, com contos e estórias africana, e no Reino Unido, sobre o dia internacional da paz. AB/SC