Ondjiva - O escritor Isdore Otombo enalteceu sexta-feira, na província do Cunene, a valorização da poesia na preservação da diversidade cultural dos povos.
Em declaração à ANGOP, a propósito Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 deste mês, disse que por ser uma manifestação profunda, ao recitar um poema, o artista está a exercitar essa manifestação e esse exercício deve ser incentivado e cultivado.
Segundo o escritor, o valor da poesia reside na capacidade de transmitir emoções, experiências e reflexões de forma única, utilizando ritmos, imagens e linguagem simbólicas para criar o impacto emocional profundo ao leitor ou ouvinte.
Argumentou que a poesia desafia as convenções linguísticas incentivando a criatividade do poeta a liberdade de expressão, humor, ódio, dor, natureza, identidade, culturas e promove nas pessoas a empatia, conexão humana e compreensão do mundo ao redor.
Infelizmente no Cunene, acrescentou, a poesia é pouco valorizada com carência de poetas e limitações de espaços para exposição da poesia, de modo que os seus fazedores tenham oportunidades de declamar em locais públicos.
O escritor delineou alguns métodos no sentido de se retirar da inércia (ausência de actividades literárias constantes) deste género caracterizado pela lírica, épica e drama, reconhecendo assim, o mau estado da poesia na região
Isidoro Otombo disse que a tarefa não deve ser exclusiva apenas ao gabinete da Cultura, mas de promotores de eventos da sociedade civil.
Na sua opinião, os nomes sonantes do poema nacional devem ser divulgados constantemente, como forma de massificar a poesia e atrair novos leitores e autores.
Neste contexto, citou, com nostalgia, poetas como António Agostinho Neto (primeiro presidente de Angola), António Jacinto e Viriato da Cruz, que cravaram de forma permanente os ideais de liberdade da nação angolana.
Entretanto, o chefe de departamento da Acção Social no Cunene, Adérito Armando, fez saber que o gabinete tem promovido anualmente o palco de teatro e poesia, a nível dos municípios e da província, com objectivo de enaltecer os fazedores de artes e da cultura.
Disse que a poesia é uma das artes cênicas que tem como importância a expressão do artista daquilo que sente na alma, assim como tem a sua função de inclusão, fortalecimento da cultura, de modo a humanizar a sociedade.
Entretanto, são controlados pela brigada jovem de literatura entre 20 a 25 poetas, entre declamadores e escritores nos municípios de Ombadja, Namacunde, Cuanhama e Cuvelai.
O Dia Mundial da Poesia é comemorado no dia 21 de Março e foi instituído pela Unesco em 1999, de modo a promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino de poesia em todo o mundo
Serve para reconhecer os movimentos poéticos e a tradição literária, incentivar a leitura e promover a diversidade linguística.FI/LHE/SC