Luanda - Os embaixadores da Venezuela, Nicarágua e representante da Palestina em Angola inteiraram-se, nesta sexta-feira, em Luanda, da vida e obra do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Trata-se dos embaixadores Carlos Suávez Aguiar (Nicarágua), Belén Teresa Pic (Venezuela) e Khalil Sawayfa (representante Palestina), que participaram de uma palestra sobre o tema "A Vida e Obra do Presidente António Agostinho Neto", promovida pela Liga Angolana de Amizade e Solidariedade (LAASP).
A palestra teve como orador o administrador do Memorial António Agostinho Neto, Francisco Makyesse, no âmbito do Dia do Herói Nacional, a ser assinalado a 17 do corrente mês.
Os embaixadores observaram, dentre muitos, a declamação do poema “Havemos de Voltar”, de Agostinho Neto, por estudantes da Liga Africana.
A presidente da LAASP, Elisa Salvador, disse que o acto visa comemorar o centésimo segundo aniversário de Agostinho Neto e reflectir sobre os valores e ideais que ele tanto prezava.
Destacou a trajectória do fundador da nação como um político e poeta inspirador para a nova geração, bem como fervoroso defensor da justiça, liberdade e igualdade.
Informou que, todos os anos, procuram ensinar aos jovens sobre a vida de António Agostinho Neto, na área social, cultural e política.
Francisco Makyesse apelou aos jovens a olharem com mais respeito a figura do "pai da nação," tendo em conta os seus feitos.
No capítulo literário, sublinhou ser fundamental que a nova geração de escritores angolanos valorize as obras do primeiro Presidente do país.
António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane (lcolo e Bengo) e faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo. Proclamou a independência de Angola a 11 de Novembro de 1975. AMC/OHA