Luanda - A embaixada italiana promoveu esta quinta-feira, em Luanda, um encontro de reflexão sobre design e cultura, enquanto catalisadores de novos modelos de instituições, com objectivo de estreitar cada vez mais as relações socioculturais entre Angola e Itália.
O encontro, que decorreu no âmbito do Italian Design Day (Dia do Design Italiano), juntou profissionais em curadoria e arquitectura, professores e estudantes do ramo das diferentes academias de Luanda.
Teve como pano de fundo a apresentação da candidatura de Itália para a Expo ROMA 2030.
Em declarações à ANGOP, o embaixador da Itália em Angola, Cristiano Gallo, referiu que tratou-se de uma oportunidade para promoção da cultural italiana.
Quanto à candidatura de Itália à Expo, Cristiano Gallo reafirmou que faz parte da política do governo, sendo que alguns temas relacionados com este evento estão a ser abordados durante as actividades referentes ao Italian Design Day.
Cristiano Gallo fez ainda referência à existência de alguns itens da cultura italiana em Angola como a gastronomia e vestuários, sendo importante galvanizar os laços de relação para o fortalecimento das culturas.
Por sua vez, a crítica e curadora italiana, Beatrice Leanza, partilhou a sua experiência durante o seu percurso, que começou na China passando por Portugal, e detalhou as influências sofridas na moldagem das instituições.
Para Beatrice Leanza as instituições continuam a ser espaços e locais únicos e essenciais para o debate social, sendo o centro cívico e de produção de conhecimento, constituindo o motor crítico através do qual se pode moldar colectivamente o mundo.
Já Paula Nascimento aproveitou o encontro para partilhar os seus conhecimentos, bem como apresentar a outros profissionais e estudantes presentes, dois projectos independentes de cariz sociocultural.
O encontro reservou ainda espaço para uma conversa entre as prelectoras e outros profissionais do ramo. ANM/ART