Luanda - A embaixada de Angola em Espanha acolheu, no fim-de-semana, o IV Congresso internacional Câmara Internacional de Escritores e Artistas (CIESART), com conferências e comunicações com a temática focada na paz e no empoderamento da mulher.
O evento ficou marcado pela apresentação da nova antologia da CIESART dedicada por inteiro às mulheres e às suas lutas pelo respeito e igualdade, com o prefácio escrito por Ramon Nunez Duval.
O programa incluiu, também, entrega dos de Prémios e a investidura de novos Dr Honoris Causa em Literatura e Filosofia, um dos seus momentos mais solenes da jornada.
Falando no acto, a Conselheira de Imprensa, Marlene Gomes, discorreu sobre a força da mulher africana, especialmente angolana, dando nota das acções desenvolvidas pela igualdade do género e a paz universal.
Marlene Gomes apontou o compromisso político com a igualdade de género, o empoderamento das mulheres e meninas e o incentivo ao intercâmbio cultural.
A responsável destacou como prioridade do Executivo angolano e da Agenda Comum – Nações Unidas a promoção e defesa da igualdade, emancipação, processo sócio- económico e erradicação da violência, através da paz e da democracia.
O evento contou com as presenças de algumas das autoras da antologia, nomeadamente a presidente Global, Lily Baylon, a presidente da CIESART Espanha, Ana Benegas, a presidente da CIESART Portugal, Isilda Nunes, e a autora da pintura que serve de capa a antologia.
A CIESART tem como objectivo contribuir para a integração de organizações e indivíduos internacionais, através de acordos globais para alcançar a paz com propostas e elementos inovadores que promovam políticas culturais no mundo.
A organização está presente em 80 países, com mais de 17mil membros e com três sedes legais em Espanha, Suiça e Peru.
Os seus associados são escritores, artistas, promotores culturais e personalidades que desenvolvem actividades com esses fins são chamados a alcançar a unidade.
Enfatiza a premiação do talento e da perseverança, através do reconhecimento anual do “Prémio Internacional Mar de Cristal” nas diferentes categorias.
A CIESART é uma organização com fins assistenciais e sem fins lucrativos, com projectos orientados para projectar responsabilidades partilhadas no bem-estar social. VM