Luanda - O 5° Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda tem início este sábado, na capital do país, com a apresentação da peça "Cangalanga, a doida dos Cahoios", do grupo teatral Enigma, anunciou hoje a organização.
Promovido pelo grupo teatral Elinga Teatro, o evento realiza-se de 20 a 28 de Maio, enquadra-se nas celebrações do 35º aniversário da agremiação e serve igualmente para homenagear o actor Virgílio António, fundador do grupo.
Segundo uma nota de imprensa, endereçada à ANGOP, estão convidados grupos teatrais de Angola, Brasil, França e da República Democrática do Congo, que durante oito dias vão fazer apresentações e trocar experiências, entre outros assuntos.
Além das peças teatrais, o evento inclui também uma mesa redonda sobre "Os Desafios da Criação Teatral na Era Digital", que terá como preletores especialistas angolanos e brasileiros, além de um show musical com a artista angolana Anabela Aya.
Está ainda agendado o lançamento do livro "Uma Breve História Geral do Teatro", do dramaturgo José Mena Abrantes, com a apresentação de Gil Vicente Tavares (Brasil) e Tony Frampénio (Angola).
Igualmente está reservada a estreia, pelo Elinga Teatro, da peça teatral "Desejo de Kianda", adaptada da obra literária, com o mesmo título, do escritor angolano Pepetela. LIN/VIC