Huambo – Um projecto denominado “Elianjo Net”, que visa a exibição de peças exclusivas nas redes sociais, com o objectivo de contribuir na moralização da sociedade angolana, foi apresentado, há dias, pelo grupo Elianjo Teatro do Huambo.
Segundo o director da colectividade, António Calungo, que falava, esta terça-feira, à ANGOP, a iniciativa consiste na montagem de cenários e gravação de vídeos, para a publicação nas plataformas digitais, com foco no resgate dos valore morais, por via do entretenimento.
Adiantou que, numa primeira fase, entre Janeiro e Maio do corrente ano, foram gravados 10 vídeos, com temas sobre a valorização e o resgate da identidade cultural da região Centro/Sul do país, na perspectiva de alertar, principalmente, os jovens sobre a importância dos hábitos e costumes.
Referiu tratar-se de vídeos de curta-metragem, que abordam, igualmente, conteúdos sobre os males do consumo de drogas, da prática da violência no género, da fuga à paternidade, para além de incentivá-los ao ensino técnico-profissional e ao auto-emprego.
António Calungo disse que os primeiros vídeos estarão disponíveis, a partir de sexta-feira (30) em diversas plataformas digitais, com realce para o facebook.
Com a iniciativa, disse, o grupo pretende aproveitar as redes sociais, para atender o público amante do teatro e, ao mesmo tempo, ocupá-los para o bom uso das mesmas.
António Calungo lamentou o facto de os fazedores de teatro no país serem obrigados a exercer outras profissões para o sustento familiar, uma vez que as exibições das peças não são rentáveis, reduzindo, de certa forma, a qualidade do trabalho.
Por isso, pediu a criação de mais salas de espectáculo para a exibição das peças teatrais dos grupos, com o objectivo de engrandecer a cultura desta região do Planalto Central de Angola.
O grupo Elianjo Teatro, actualmente, com sete actores, foi fundado a 21 de Abril de 2016, na província do Huambo. ZZN/ALH