Lubango – Mais de 50 efectivos do Comando Provincial da Polícia Nacional, na Huíla, foram hoje, esclarecidos em palestra sobre identidade cultural e patrimonial da terra.
O evento, organizado pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, conjuntamente com a União Nacional dos Artistas e Compositores (Unac-SA), com a duração de um dia, marcou a abertura oficial do programa das comemorações do Dia da Cultura Nacional, 08 de Janeiro.
Visou ainda saudar dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalarem-se a 11 de Novembro deste ano, sob o lema: ”Angola 50 anos de independencia nacional para a preservaçao da paz e identidade nacional".
Ao dissertar o tema, o delegado provincial da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), Serafim Afonso, sublinhou que a identidade cultural e patrimonial angolano constitui a riqueza de cada povo, quer no contexto material e/ou imaterial.
Considerou tratar-se de um importante recurso social e educacional e uma poderosa alavanca de desenvolvimento a todos os níveis, daí a responsabilidade de todos.
O programa das comemorações do Dia da Cultura Nacional, cujo acto provincial acontece quarta-feira, no Lubango, em cerimónia a ser presidida pelo governadfor da Huíla, Nuno Mahapi Dala, reserva até 30 do corrente mês uma série de palestras, dança, música e teatro e vai encerrar com a sessão de homenagens aos fazedores da antiga e nova geração que contribuiram para o desenvolvimento da arte e da cultura angolana. JT/PLB