Luanda – A candidata Edivânia Soares, da província do Huambo, venceu na madrugada deste domingo (22), em Luanda, a sétima edição do concurso de beleza Miss Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Angola 2023.
A gala iniciou na noite de sábado, com a participação de 16 candidatas.
Edivânia Soares, de 25 anos de idade, vai representar Angola, no mês de Abril de 2024, em Portugal, na gala da CPLP, um concurso internacional em que participam as representantes dos países que integram essa comunidade.
Noémia José, da província de Benguela, foi eleita miss fotogénia, Deográcia Cuty (Luanda) venceu a categoria de miss ecológica, sendo que Luema Bengui, do Cuanza Sul, ficou como embaixadora da boa vontade.
Neste concurso, Djamila Barboza, da província do Bengo, foi eleita Miss Simpatia, e Carlota Cipriano, da Lunda Norte, venceu a categória influência.
O evento ficou ainda marcado pela eleição da representante da melhor província, uma catégoria nova no miss CPLP Angola, em que a jovem natural do Bié, Benvinda Felizberto, foi a vencedora, bem como a Miss Ubunto, tendo a representante da província do Uíge, Marcela Quissanga, vencido essa categória.
Em declarações à imprensa, Edivânia Soares apontou como uma das apostas do seu mandato, o desenvolvimento de acções que visam a perservação do meio ambiente, sobretudo no que toca aos oceanos.
O concurso Miss CPLP tem como objectivo promover as boas práticas sociais e os princípios que visam estimular o desenvolvimento social, cultural e turístico das sociedades que integram essa comunidade de expressão portuguesa. ANM/OHA