Luanda - Os músicos Eddy Tussa e Dina Santos sobem, no próximo domingo, 10, ao placo do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, no quadro do programa Muzongué da Tradição.
Para o acompanhamento instrumental, a casa vai contar com os préstimos da Banda Movimento, fundada a 02 de Março de 1999. Trata-se de um dos conjuntos de maior referência em Angola, que tem acompanhado em palco quase todos os músicos do país.
Actualmente a banda é composta por Massoxi Kim (voz e dikanza), Miguel Correia (percussão), Chico Madne (teclado), Nino Groba (teclado), Teddy Nsingui (viola solo), Romão Teixeira (bateria), Mias Galheta (baixo), Quintino (guitarra ritmo), Mister Kim (voz e coro), Beth Tavira e Dorgan Nogueira (coros).
De acordo com o gestor da casa, Estêvão Costa, que avançou a informação à ANGOP, o programa deste mês terá a particularidade de juntar no mesmo palco duas “estrelas” de gerações diferentes da música angolana, numa demonstração da aposta na promoção da produção artística (música) nacional.
“Trata-se de dois artistas com créditos no mercado angolano e que vão poder proporcionar uma óptima jornada aos usuários da casa. Duas gerações, mas com uma rítmica assente no semba, que vão alegrar o dia”, reforçou.
Por dentro
Eddy Tussa surgiu no panorama musical angolano como integrante do grupo Warrant B, ao lado de Kenny Bus, Meyv e Papetchulo. Com o grupo gravou três obras discográficas: “Batalha”, em 1999, “Perfil Adequado”, 2003, e “Preço da fama”, em 2007. Em 2009, parte para uma carreira a solo, mudando radicalmente o estilo musical do rap para o semba.
Dina Santos
Ricardina de Carvalho Rocha dos Santos ou simplesmente Dina Santos iniciou a carreira na década 60, no grupo musical com Uitex, composto por jovens ambiciosos e ávidos a aprender a música tradicional angolana. Utilizavam latas, madeira, borracha, plástico e pele de animal para o fabrico de instrumentos musicais.
Com apenas 16 anos, foi acompanhada pela orquestra de Casal Ribeiro e contagiou, como intérprete, a plateia do programa quinzenal da Rádio Clube de Angola "Chá das Seis e Meia”.
Muzongué da Tradição
O Muzongué da Tradição é um programa que teve início em Fevereiro de 2007 com vista a promoção, divulgação e valorização da música angolana.
O agrupamento Os Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente no primeiro domingo de cada mês.
O evento faz parte da grelha de programas do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, antigo Maria das Escrequenhas, que tem ainda “Farrar ao Antigamente” e “Show à Sexta-Feira”.