Dundo – A cidade do Dundo acolhe, em Junho, a primeira edição do “Festival de música e dança folclórica”, com a participação de 108 artistas das três províncias do leste do país (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico).
O festival, cuja primeira edição acontece no dia 25 de Junho, no Largo Agostinho Neto, no Dundo, Lunda Norte, com financiamento da Sociedade Mineira de Catoca, terá a coordenação artística do músico Gabriel Tchiema e visa a divulgação, preservação e valorização da cultura Tchokwe.
Falando hoje, terça-feira, à ANGOP, o coordenador do projecto, Pedro Capumba, frisou que cada província far-se-á representar por três grupos de 12 artistas, acrescentando que o evento não será competitivo e terá periodicidade anual, servindo igualmente de incentivo e promoção do trabalho dos fazedores de arte da região.
Disse que visa igualmente promover o diálogo cultural entre diferentes gerações, com o objectivo de se encontrar soluções para o resgate de alguns hábitos e costumes do povo Tchokwe, em risco de extinção.
A Sociedade Mineira de Catoca, em parceria com os governos da Lunda Norte, da Lunda Sul e do Moxico, pretende tornar o evento numa referência cultural em Angola, atraindo artistas de outros pontos do país e da África Subsahariana, principalmente dos países fronteiriços.
Para esta primeira edição, estão confirmados os grupos Komokenu, Hatchilimwene, Habiude Mãe Grande (Moxico), TchakoTchyetu, Komokenu e Makopo (Lunda Sul), Akishi Tchyanda, Sehawesseke e Tchako Tchyetu tcha Utchokwe (Lunda Norte).
A região leste do país, onde está localizado o povo Lunda Tchokwe, que tem como língua materna o Cokwe, é composta pelas províncias da Lunda Norte, da Lunda Sul e do Moxico.
As danças txianda, txissela, kalukuta, kandowa, makhopo, maringa, kandjendje, likembe, canga, kasebu, entre outras, apoiadas por uma variedade de instrumentos musicais tradicionais, como o Ngoma (tambores/batuque), thcingunvu, ndjimba, tchissanje, muiyemba, usadas em rituais, recepção de visitantes e entronização de chefes tradicionais, dominam o folclore da região.