Lubango – Trinta e dois artistas de diversos grupos teatrais da província da Huíla, entre dramaturgos, encenadores, maquinistas do teatro e directores artísticos, participam esta sexta-feira a sábado, no Lubango, numa formação em matéria de métodos de representação.
A capacitação está sob a égide do Centro de Artes e Donga Artes-Produçoes e enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Teatro (27 de Março), cujo lema é "Mais teatro, mais vida".
Durante dois dias, os profissionais vão beneficiar de matérias ligadas a processos criativos (idealização, montagem e primeiro espectáculo de teatro), métodos de representação no teatro, iluminação, posição em palco, expressão gestual e facial e exploração do palco no ângulo vertical e horizontal.
Falando à ANGOP a propósito da formação, o director do Centro de Artes do Lubango, Nelson Dongala, afirmou que a mesma tem como principal objectivo, capacitar os autores no sentido de desenvolverem competências artísticas e sociais e estimular o autoconhecimento.
Já o formador das artes cénicas em Portugal, João de Melo Alvim, ressaltou a importância da formação dos actores da Huíla, para que estejam preparados a intervir, produzir, apreciar, investigar as diferentes linguagens artísticas com o teatro.
O Dia Mundial de Teatro foi instituido em 1961 pelo Instituto Internacional das Artes Cénicas. A primeira mensagem desta efeméride foi escrita por Jean Cocteu, em França, em 1962. JT/MS