Talatona- O Bispo da igreja tocoista , Dom Afonso Nunes, destacou hoje, domingo, em Luanda, a importância das línguas nacionais como elemento de identidade cultural etnolinguística de cada povo, instrumento de educação e de socialização.
O religioso afirmou, ser necessário que as organizações da sociedade civil apoiem o Governo, na valorização, preservação e difusão das línguas nacionais.
Na homilia, Afonso Nunes reconheceu o esforço do antigo presidente Agostinho Neto no processo de resgate das línguas nacionais, acção que não foi bem sucedida, segundo ele, devido a sua morte, facto que levou a decadência da língua materna no país.
Para o Bispo, as línguas nacionais devem fazer parte do currículo escolar no ensino primário, permitindo que os manuais sejam escritos em língua materna, de acordo a realidade de cada região e a sua especificidade cultural.
“A diversidade é uma riqueza e deve se respeitar a região de cada um, só assim teremos uma cultura forte e economicamente prospera”, disse.
O culto em celebração os 40 anos da morte do patrono da igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, Simão Gonçalves Toco, foi feito em paralelo a realização de um almoço solidário que juntou perto de cem mil fiéis tocoistas e famílias vulneráveis para celebrar, também, a passagem do ano.
Trata-se do primeiro evento solidário do gênero, caracterizado por um clima de paz, amizade, alegria que reuniu pessoas de várias idades.
Com um menu variado em pratos nacionais e não só, foram destacados mais de três mil homens e mulheres para servirem os convidados.
Em declarações à imprensa, Dom Afonso Nunes, disse que o gesto solidário que a Igreja proporcionou, marca a doutrina social , pela qual a igreja foi criada que é ajudar os pobres.
O Religioso mostrou -se satisfeito por ajudar as pessoas a brindar a passagem de ano com alegria e amor.
“Todos os que vieram, sairão satisfeitos porque todas as condições estão criadas, e eu estarei presente para acompanhar até que a última pessoa seja servida”, disse.