Malanje- “O Pastor Ateu”, é a primeira obra científica do docente universitário, Paulo Cabeto, lançada hoje, sexta-feira, nesta cidade, visando contribuir no acervo bibliográfico da província.
Com uma narrativa sobre a fé e dúvida, o livro comporta 116 páginas, com 13 capítulos, que retratam aspectos religiosos, crenças e outros valores, que ajudam na construção de uma sociedade mais justa e consciente e está a ser comercializado no valor de 9 mil kwanzas.
De acordo com o autor, a obra tem como finalidade levar os cidadãos a reflectir à volta das suas próprias crenças e dos valores morais que adoptam para a sociedade, para além de apresentar ainda características que ajudam a identificar os actos de banalização da fé cristã e de extorsão aos fiéis, no ambiente sócio-político angolano.
Na abertura da sessão de vendas e autógrafos, o vice-reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) para os assuntos académicos, Osvaldo Peliganga considerou o livro como uma ferramenta que se ajusta a tradição literária angolana, porquanto oferece uma narrativa que não apenas reflecte a realidade social e cultural de Angola, mas também questiona os alicerces da fé e da moralidade.
A par disso, acrescentou, o mesmo, reafirma a importância da literatura e contribui para a pesquisa educacional e transformadora dos académicos de Malanje e não só.
O livro foi editado em Luanda pela editora Kusoneka e numa primeira fase, foram reproduzidos apenas 600 exemplares.
Paulo Cabeto é sociólogo de formação e docente universitário da URNM. RM/NC/PBC