Ndalatando - A obra "Gestão Escolar e suas esferas para superação profissional", de autoria do investigador e docente universitário Fernando Pereira Leitão, foi lançada esta quinta-feira, em Ndalatando (capital do Cuanza Norte).
Com 246 páginas, o livro de investigação tem três capítulos e aborda a prática de direcção, administração financeira e pedagógica das escolas, superação profissional, organizacional e comunitária, para além das competências do gestor escolar.
Segundo o autor, a obra, que faz parte da sua tese de doutoramento, tem como finalidade melhorar a gestão escolar e pré-escolar, visando o êxito do sistema de ensino.
O livro contém, igualmente, algumas normas que regulam a actividade docente-educativa em Angola.
O manual, segundo o autor, faz a contextualização do ensino em Angola, sugerindo que a gestão escolar deve representar a consciência humana para um ensino de qualidade, baseado na generosidade do exercício da profissão, desinteresse, paciência e comprometimento com a causa de transformação da sociedade.
Fernando Pereira Leitão advoga que a educação não transforma o mundo, mas molda as pessoas que terão a missão de o transformar.
De 40 anos de idade e natural da província do Cuanza Norte, Fernando Leitão é docente e investigador de ciências da educação. Fez o doutoramento em Pedagogia na Universidade Enrique José Verona, na República de Cuba.
Participaram do acto de apresentação da obra, decorrido no anfiteatro do Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd), familiares, comunidade académica e convidados. LJ/IMA/CRB