Talatona - O artista Dionísio Rocha venceu a edição 2024 do Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de música, anunciou quarta-feira, em Luanda, o corpo de jurados.
Na categoria de artes visuais e plásticas foi vencedor o artista Joaquim Pedro Teixeira, na do cinema e audiovisual a produtora Diamond films, na de dança ao bailarino, coreógrafo e professor de dança Pedro Vieira Dias e na de literatura Carlos Ferreira.
O colectivo de artes Obama foi premiado na categoria de teatro, ciências humanas e sociais. A título póstumo, o júri entregou o prémio de ciências humanas e sociais a Maurício Caetano Mafrano, que venceu com a obra "Os bantus na visão de Mafrano".
Em declaração à imprensa, a presidente do júri, Maria José Ramos, disse que as sete categorias premiadas foram instituídas no Decreto 133/17 que aprova o regulamento actual do Prémio Nacional de Cultura e Artes.
"Foi um trabalho bastante árduo, em que o júri realizou sete reuniões plenárias e ordinárias, além das regulares, assim como manteve uma comunicação regular ao longo de todo tempo, seguido de um trabalho de recolha e análise", disse.VS/MAG