Ondjiva - A chefe do departamento da cultura e património histórico da província do Cunene, Ana Maria Lena, destacou, esta segunda-feira, em Ondjiva, a importância dos museus na preservação do património cultural.
Em declarações à ANGOP, a propósito do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), a responsável referiu os museus garantem a conservação dos símbolos, utensílios e outros valores culturais da região e consequentemente a transmissão do testemunho às novas gerações.
“Os museus são espaços que permitem às novas gerações se conectarem com o passado, compreenderem o presente e construírem um futuro mais consciente e enriquecido culturalmente, pois asseguram a conservação das peças museológicas, facilitando a pesquisa da identidade cultural dos povos”, salientou.
Na ocasião, a responsável lembrou que a província dispõe apenas de uma sala museológica, instalada na Casa da Cultura, sublinhando que o gabinete provincial está a trabalhar na criação de condições para enriquecer o acervo.
De igual modo, disse, está em carteira a formação de técnicos para garantir a organização, conservação e manutenção das peças existentes, a fim de manter a sala funcional.
O Dia Internacional dos Museus é celebrado a 18 de Maio, desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, organismo da UNESCO, com o objectivo de promover junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.FI/LHE/MCN