Ondjiva – Seis grupos teatrais e cinco poetas participam este domingo na primeira edição provincial do Palco de Teatro e Poesia, na província do Cunene, visando proporcionar a interacção com a comunidade, oferecendo momentos de lazer.
O festival, em que participam artistas dos municípios do Cuanhama, Ombadja, Cuvelai e Curoca, tem por objectivo estimular a produção teatral e incentivar a adaptação da literatura nacional.
Na abertura do evento, o director do Gabinete Provincal da Cultura, Turismo e Juventude e Desporto do Cunene, Nelson Ndemulikuata, disse que o evento marca o encerramento Festival Nacional da Cultura (FENACULT), inserido no Especial - Centenário do nascimento do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto.
Indicou que o Palco de Teatro e Poesia vai contribuir para a promoção da literatura e das artes cénicas e da declamação de poesia, realçando que a província dispõe de talentos com potencial cultural diversificado que necessitam de novas oportunidades.
Para este propósito, disse haver necessidade da criação de uma sala de cultura e um anfiteatro para permitir a realização das actividades culturais, assim como de mais apoio da classe empresarial, no sentido de patrocinar os eventos culturais.
Entretanto, apontou que a jornada aberta no passado mês de Novembro incidiu na realização do encontro estratégico sobre os espectáculos, intercâmbio entre promotores de evento e classe artística, feira de exposição de arte e cultura, palco provincial da dança moderna e folclórica e o concurso provincial da poesia e do teatro.